Este blog foi criado pelas alunas do Curso de Extensão Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade- EAD-UFRGS. Os componentes são Joanesilda Stuker de Vargas, Mara Christiane Gonzatto Schmitt, Rosângela Schroer Becker, Nara Christina Gonzatto de Oliveira, Aline Costa. Pólo Três de Maio- RS.

Educação

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem."Paulo Freire

sábado, 21 de maio de 2011

A VIDENTE


Rita atendeu ao celular, era Camilo, precisava disfarçar, pois Vilela poderia desconfiar de alguma coisa.
__ Minha nossa, como você liga numa hora dessas? - fala Rita -Vilela está em casa!
__ Tá louco, estou morrendo de saudades ! O Vilela convidou-me para ir junto com vocês no baile da cuca e da linguiça
de Caúna, quer me arrumar uma namorada!
__ E você aceitou? Não vai dar bandeira, o Vilela já parece meio estranho comigo!--
__ Claro que eu vou nesse baile, nem que seja só para ficar pertinho de você. Fica tranquila, ele não desconfia de nada, continua companheirão meu como sempre!
__ Essa situação está me deixando fora da casinha! Não suporto mais me esconder!
__ Eu sei, mas o Vilela é tão meu parceiro, não podemos magoá-lo!
Hoje fui até a "mulher da cêra" para ver se ela me mostrava uma saída, se me garantia que você me ama mesmo, se o Vilela desconfia de algo...
__ Bobinha, e o que foi que ela dissa? Não acredito que você fez isso!
__ Fiz , e ela me garantiu que você me ama de verdade e que o Vilela não desconfia de nada e que tudo vai dar certo para nós dois antes mesmo do que pensamos!
__ É, só não disse o que a gente pode fazer para resolver essa situação, né? Escuta, o Vilela me disse que vai viajar a trabalho na próxima quarta. O dia do sofá fica reservado no Casa Blanca, certo?
__ Certo! Tchau! O Vilela saiu do banho! Beijos!
O baile da cuca e da linguiça, animado pela Banda Soprano,foi muito divertido, mas não para Vilela, que teve suas suspeitas comprovadas...
Quarta-feira, Rita e Camilo encontram-se no Casa Blanca, mas eleestá muito tenso:
__ Recebi uma mensagem anônima no celular, me chamando de sem vergonha, dizendo que sabe de tudo! Será que é Vilela?
__ Não, ele não aparentou nenhuma mudança ultimamente comigo, mas quem mais poderia ser?
Vamos dar umtempo! Deixar baxar a poeira...
Nisso Vilela invade o quarto de motel e parte para a agressão, batendo tanto em Camilo quanto em Rita.
Seguranças controlam a situação. Rita vai à delegacia prestar queixa contra Vilela. Como adultério não mais é considerado crime,
Vilela é enquadrado na "Maria da Penha" e precisa aceitar os "cornos" e a separação calado sob pena de ir para a cadeia.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Gabriel o Pensador - Estudo Errado

"Material destinado a professores, pais e alunos a fim de refletir sobre o papel da família, da escola e do estudante no processo de formação da sociedade"

http://www.youtube.com/watch?v=OSGQzrbaH4Y&feature=related

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O despertar do gosto pela leitura e criação de poesias ...

Acreditamos que é a partir da educação infantil, que podemos estimular o gosto pela leitura, através de brincadeiras de roda cantada, músicas infantis, cânticos, teatros, leitura de livrinhos deixando que eles manuseiem os mesmos, contar historinhas fazendo perceberem que as mesmas encontram-se nos livros, tudo isso pode ser muito lúdico para as crianças despertando o gosto pela leitura sem ter que ser imposta pelo adulto.
E também é na família que inicia o gosto pela leitura, através de brincadeiras de roda cantada, músicas infantis. Quando mães e pais embalam seus filhos ao som de antigas cantigas de ninar, já os estão colocando em contato com a poesia oral..., leitura de livrinhos deixando que eles manuseiem os mesmos, contar historinhas, fazendo com que percebem que as mesmas encontram-se nos livros, tudo isso pode ser muito lúdico para as crianças despertando o gosto pela leitura.
No ambiente escolar devemos despertar em nossos alunos o gosto pela leitura através de incentivos. A poesia infantil poderia ser o gênero escolhido para dar início à difícil tarefa de despertar o gosto pela leitura, pois a poesia é, para vários autores, o único gênero capaz de despertar leitores em qualquer fase ou faixa etária de leitura. A poesia é a fala da alma, do sentimento. Sensibiliza qualquer ser humano. Portanto, precisa ser cultivada.
Segundo Elias José (2003, p. 11), “vivemos rodeados de poesia”, A poesia está nas canções de ninar, nas cantigas de roda, nas trava-línguas, nas parlendas, nos provérbios, nas quadrinhas populares, nas propagandas, nas letras de músicas, nos livros. É um dos meios mais eficazes para o desenvolvimento das habilidades.
Devemos incentivar os alunos através de diversas maneiras: Lendo para os alunos; mostrando os livros novos que chegam à biblioteca; fazendo-os sentirem aquele cheirinho de novo dos livros e depois deixando que leiam e dramatizem o livro escolhido. Também a hora do conto desperta o interesse nos alunos. E nas poesias fazer com que eles percebem que podemos criar sobre qualquer coisa: uma porta, uma bola, a bailarina, pião, o coelho, o trabalho... Precisamos reencantar nossos alunos brincando com as palavras através de acrósticos do nome e fazendo ilustrações do que foi escrito.
Acreditamos que o gosto pela leitura e pela poesia é despertada através de brincadeiras lúdicas, músicas da atualidade que as crianças gostam, qualquer verso, palavra que surja a partir de algo que mexa com a criatividade do aluno, então, podemos fazer vários textos (poesias) que seja algo motivante e prazeroso para eles.
Poemas e poesias significam, no universo infantil, o deslumbramento e o encantamento do jogo de rimas e imaginação. Cativam as crianças por tratar–se de pequenas coisas da realidade do mundo infantil. A sonoridade e a musicalidade, a forma e a produção visual das palavras são a sedução que desperta o interesse nesta forma de produção literária.
Pequenos leitores são exigentes, eles necessitam e pedem por formas de leituras que a poesia nos trás. Poemas com versos e rimas, jogos de efeitos visuais, que deliciam e se comunicam com a criança de um jeito simples e direto, encantam e mexem com os sentimentos deles, é o que a leitura nas primeiras séries precisam para que a criança sinta vontade de criar tornar-se autor, criador. Para seduzir é preciso ser seduzido.


AUTORAS: Nara Christina Gonzatto de Oliveira, Rosângela Schroer Becker, Aline da Costa, Joanesilda Stuker de Vargas, Mara Christiane Gonzatto Schmitt.