Este blog foi criado pelas alunas do Curso de Extensão Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade- EAD-UFRGS. Os componentes são Joanesilda Stuker de Vargas, Mara Christiane Gonzatto Schmitt, Rosângela Schroer Becker, Nara Christina Gonzatto de Oliveira, Aline Costa. Pólo Três de Maio- RS.

Educação

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem."Paulo Freire

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Gabriel o Pensador - Estudo Errado

"Material destinado a professores, pais e alunos a fim de refletir sobre o papel da família, da escola e do estudante no processo de formação da sociedade"

http://www.youtube.com/watch?v=OSGQzrbaH4Y&feature=related

2 comentários:

  1. Devemos repensar conceitos e métodos utilizados em nossas aulas, escolas, só assim teremos mudanças na educação... A tecnologia deve promover a democratização do ensino, a formação de cidadãos participativos para a construção de uma sociedade mais justa e melhor.

    ResponderExcluir
  2. É Mara este vídeo nos mostra que por estarmos vivendo em uma época de grandes mudanças sociais, a escola é não apenas uma transmissora de conteúdos, mas deve construir a identidade de cada criança e adolescente, tanto como sujeito histórico, como cidadão, ensinando-os a elaborar estratégias e recursos para interpretar o mundo em que vivem, a escrever suas próprias histórias, respeitando as mesmas, as relações estabelecidas através das diferentes experiências culturais e os conhecimentos relevantes para eles.
    Devemos repensar que ensinar é: questionar toda forma de pensamento; incorporar uma visão crítica que induza o indivíduo a se perguntar a quem beneficia ou marginaliza essa visão dos fatos, destacando opiniões diferenciadas, para que o aluno comprove que a realidade se constrói a partir de pontos de vista diferentes...

    ResponderExcluir