Este blog foi criado pelas alunas do Curso de Extensão Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade- EAD-UFRGS. Os componentes são Joanesilda Stuker de Vargas, Mara Christiane Gonzatto Schmitt, Rosângela Schroer Becker, Nara Christina Gonzatto de Oliveira, Aline Costa. Pólo Três de Maio- RS.

Educação

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem."Paulo Freire

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O despertar do gosto pela leitura e criação de poesias ...

Acreditamos que é a partir da educação infantil, que podemos estimular o gosto pela leitura, através de brincadeiras de roda cantada, músicas infantis, cânticos, teatros, leitura de livrinhos deixando que eles manuseiem os mesmos, contar historinhas fazendo perceberem que as mesmas encontram-se nos livros, tudo isso pode ser muito lúdico para as crianças despertando o gosto pela leitura sem ter que ser imposta pelo adulto.
E também é na família que inicia o gosto pela leitura, através de brincadeiras de roda cantada, músicas infantis. Quando mães e pais embalam seus filhos ao som de antigas cantigas de ninar, já os estão colocando em contato com a poesia oral..., leitura de livrinhos deixando que eles manuseiem os mesmos, contar historinhas, fazendo com que percebem que as mesmas encontram-se nos livros, tudo isso pode ser muito lúdico para as crianças despertando o gosto pela leitura.
No ambiente escolar devemos despertar em nossos alunos o gosto pela leitura através de incentivos. A poesia infantil poderia ser o gênero escolhido para dar início à difícil tarefa de despertar o gosto pela leitura, pois a poesia é, para vários autores, o único gênero capaz de despertar leitores em qualquer fase ou faixa etária de leitura. A poesia é a fala da alma, do sentimento. Sensibiliza qualquer ser humano. Portanto, precisa ser cultivada.
Segundo Elias José (2003, p. 11), “vivemos rodeados de poesia”, A poesia está nas canções de ninar, nas cantigas de roda, nas trava-línguas, nas parlendas, nos provérbios, nas quadrinhas populares, nas propagandas, nas letras de músicas, nos livros. É um dos meios mais eficazes para o desenvolvimento das habilidades.
Devemos incentivar os alunos através de diversas maneiras: Lendo para os alunos; mostrando os livros novos que chegam à biblioteca; fazendo-os sentirem aquele cheirinho de novo dos livros e depois deixando que leiam e dramatizem o livro escolhido. Também a hora do conto desperta o interesse nos alunos. E nas poesias fazer com que eles percebem que podemos criar sobre qualquer coisa: uma porta, uma bola, a bailarina, pião, o coelho, o trabalho... Precisamos reencantar nossos alunos brincando com as palavras através de acrósticos do nome e fazendo ilustrações do que foi escrito.
Acreditamos que o gosto pela leitura e pela poesia é despertada através de brincadeiras lúdicas, músicas da atualidade que as crianças gostam, qualquer verso, palavra que surja a partir de algo que mexa com a criatividade do aluno, então, podemos fazer vários textos (poesias) que seja algo motivante e prazeroso para eles.
Poemas e poesias significam, no universo infantil, o deslumbramento e o encantamento do jogo de rimas e imaginação. Cativam as crianças por tratar–se de pequenas coisas da realidade do mundo infantil. A sonoridade e a musicalidade, a forma e a produção visual das palavras são a sedução que desperta o interesse nesta forma de produção literária.
Pequenos leitores são exigentes, eles necessitam e pedem por formas de leituras que a poesia nos trás. Poemas com versos e rimas, jogos de efeitos visuais, que deliciam e se comunicam com a criança de um jeito simples e direto, encantam e mexem com os sentimentos deles, é o que a leitura nas primeiras séries precisam para que a criança sinta vontade de criar tornar-se autor, criador. Para seduzir é preciso ser seduzido.


AUTORAS: Nara Christina Gonzatto de Oliveira, Rosângela Schroer Becker, Aline da Costa, Joanesilda Stuker de Vargas, Mara Christiane Gonzatto Schmitt.

Um comentário:

  1. O trabalho em grupo é maravilhoso, pois trocamos ideias, colaboramos e sempre estamos aprendendo cada vez mais, e isso só vem a nos ajudar, pois quem ganha com todo esse aprendizado é o nosso aluno...

    ResponderExcluir